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Leonardo Xavier - diretor da Tell Vox e do Ligaki

13/07/2005

 

Marcelo Godoy

No dia 29 de junho o entrevistado do programa foi
Leonardo Xavier diretor da Tell Vox e do Ligaki


Leonardo Xavier estudou administração de empresas na Fundação Getulio Vargas e Publicidade & Propaganda na USP
Desde julho de 2003, Xavier atua como diretor geral da Tellvox, empresa líder no mercado de entretenimento via telefonia. O Ligaki, principal marca da Tellvox, tem a principal comunidade de entretenimento móvel do país com mais de 2,6 milhoes de usuários e mais de 3 mm de downloads de ringtones no primeiro ano de operação.
Em março deste ano, também assumiu direção da M2A (Mobile Marketing Agency), divisão da Tellvox especializada em marketing móvel.
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Leonardo Xavier Diretor da Tellvoz e Marcelo Godoy do pgm NEWTV


Ligaki comemora 3 milhões de ringtones baixados

O Ligaki - serviço de relacionamento, entretenimento e interatividade via telefonia para o público jovem - comemora a marca de 3 milhões de ringtones (toques para celular) baixados (ranking abaixo). O marco vem logo após o início das operações com a Claro, que era a única operadora móvel na qual o serviço ainda não estava disponível.

“Com a entrada da Claro não só estamos presentes em todas as operadoras móveis como nos tornamos o player a ofertar o maior leque de serviços de entretenimento voltados à telefonia móvel”, explica Leonardo Xavier, diretor geral da Tellvox,
empresa dona do Ligaki. A ampliação, tanto no portfólio de serviços como na disponibilidade nas operadoras gerou um aumento imediato na base de usuários únicos que passou de 1,5 milhão de clientes em dezembro de 2004 para os atuais 2,5 milhões.

A oferta pulverizada criou alguns fenômenos, como o crescimento da demanda fora do eixo RJ/SP. Embora a Grande São Paulo seja primeiro lugar em downloads, as regiões de Porto Alegre, Curitiba e Brasília já são bem representativas. Confira nas tabelas abaixo os maiores sucessos de downloads de todos os tempos e no mês de maio e as 10 regiões que mais baixaram músicas pelo Ligaki.

Os maiores sucessos de todos os tempos e as mais baixadas de maio:

TOP10 Maio TOP 10 3 milhões
Senhorita (Motirô) Shut Up (Black Eyed Peas)
SuperMario (tema) Equalize (Pitty)
Somebody Told Me (The Killers) Dogão É Mau (Dogão)
CandyShop (50 Cent) The Simpsons (tema)
Califórnia Vamos Fugir (Skank)
Satisfac Toxic (Britney Spears)
Eu quero sempre mais (Ira) Hey Ya (Outkast)
Semana Que Vem (Pitty) Baby Boy (Beyonce)
Mar de Gente (Rappa) Breaking the habbit (Linkin Park)
Festa no Apê (Latino) Festa no Apê (Latino)

As 10 regiões que mais baixaram ringtones no Ligaki, por DDD:

11- São Paulo
SuperMario (tema)
51- Porto Alegre
61- Brasília
21- Rio de Janeiro
19- Campinas
92- Manaus
62- Goiânia
43- Londrina
27- Vitória do Espírito Santo

Serviços do Ligaki disponíveis por operadora:

  Vivo TIM Claro OI Telemig
Ringtone X X X X X
Truetone X D X X D
Wallpaper X D X X D
Vídeos X D X X D
Games D D X D D
SMS X D X X D
Wap X X X X D
X= serviço disponível
D = em desenvolvimento

O Ligaki é um serviço de relacionamento, entretenimento e interatividade via telefonia. Os usuários encontram os serviços de matchmaker, fofocas, humor, rádios locais, astrologia, salas de bate-papo, torpedos de voz e quizz. O Ligaki se diferencia por sua cobertura que inclui todas as operadoras de telefonia celular e pelo conteúdo exclusivo, ringtones desenvolvidos sob medida por DJs famosos de música eletrônica, os principais nomes do Hip Hop nacional e a locução do pessoal do Programa Pânico, conteúdo que pode ser utilizado como toque de celular. Para conhecer melhor o Ligaki, acesse o site: www.ligaki.com.br.

Músicas brasileiras fazem sucesso no celular 

 



Pitty, Dogão, Skank e Latino estão entre os artistas que mais geraram
downloads de ringtones em todos os tempos.


O Ligaki - serviço de relacionamento, entretenimento e interatividade via telefonia para o público jovem - comemora a marca de 3 milhões de ringtones baixados e identifica que os artistas brasileiros são os preferidos da galera que gosta de personalizar seu celular. Entre os TOP 5 da história, embora a líder tenha sido Shut Up, dos Black Eyed Peas, figuram três outros temas nacionais: Equalize (Pitty), Dogão é Mau (do rapper virtual Dogão) e Vamos Fugir (Skank).

“Somadas, as cinco primeiras músicas totalizaram cerca de 400 mil downloads, sendo que 60% foram gerados por artistas nacionais”, revela Leonardo Xavier, diretor geral da Tellvox. O resultado reforça a característica do mercado brasileiro de consumo das músicas nacionais, e também evidencia que o caminho adotado pelo Ligaki de antecipar tendências e gerar conteúdos muitas vezes exclusivos está correto. Dogão é Mau, por exemplo, foi lançado em primeira mão no Ligaki, antes mesmo do CD chegar às lojas, e acabou se convertendo em um grande sucesso.

Outro toque que promete recorde é Senhorita, que embora esteja em 15º lugar no ranking de 3 milhões, foi a primeira música do mês de maio e está prestes a bater o marco de 50 mil downloads. A música do grupo Motirô, formado por MC Cabal, DJ Hum e Lino Crizz, é oferecida com exclusividade pelo Ligaki. O ritmo é o hip hop e 100% brasileiro.

TOP 5 da História dos 3 milhões de ringtones do Ligaki:

 

Música Intérprete
Shut Up Black Eyed Peas
Equalize Pitty
Dogão É Mau Dogão
The Simpsons Tema
Vamos Fugir Skank

Tellvox lança agência de marketing móvel

A proposta da M2Agency é usar os 70.8 milhões de celulares do Brasil como meio para ações de marketing e criar campanhas de cross media em conjunto com as agências.

Aproveitando alguns cases de sucesso, como o projeto feito em parceria com o Mc Donalds, por ocasião dos 25 anos do Big Mac, a Tellvox, especializada em produtos e serviços de entretenimento via telefonia, está criando a divisão M2Agency (Mobile Marketing Agency), voltada à produção de campanhas de cross media utilizando a plataforma de telefonia móvel.

“O celular hoje já tem uma base instalada de 70,8 milhões de aparelhos, o que significa que quase 40% dos brasileiros já têm um telefone móvel. Essa penetração só é comparável às mídias mais poderosas da história, que são a televisão, encontrada em 39 milhões de lares (87% das casas dos brasileiros) e o rádio, que está em 41 milhões de residências”, constata Leonardo Xavier, diretor geral da Tellvox.

No entanto, a indústria ainda está engatinhando no conceito de enxergar o celular como meio, e não como fim. Apesar de ser uma poderosa fonte de receitas para as operadoras (hoje no Brasil são enviados cerca de 650 milhões de SMS por mês), o mercado ainda não despertou para o potencial que os telefones têm, como um veículo de mídia. É justamente essa oportunidade de mercado que a M2Agency se propõe a explorar, com a criação, implementação, gestão e operação de campanhas dedicadas à mídia móvel.

“Por conta da nossa oferta de serviços para celulares, por meio do Ligaki, percebemos que os aparelhos são um forte canal para campanhas de marketing, mas que o mercado ainda não havia desenvolvido know-how para lidar com essa nova mídia”, explica Xavier. Mais: enquanto em mercados mais maduros, como Europa e Ásia, cerca de um terço do faturamento das operadoras vem de serviços de dados (sms e downloads) , no Brasil, esse percentual ainda está na casa dos 5%, o que significa um potencial crescimento acelerado e consistente nos próximos 2 anos.

O ringtone (toque do celular), que até então só vinha sendo encarado pela indústria como fim, um produto a ser vendido, pode em alguns casos ter um valor muito maior se for meio para a construção ou fixação de uma marca. Um bom exemplo disso foi a campanha feita pela Tellvox para o Mc Donalds. Na comemoração de 25 anos do Big Mac foram distribuídos 1,2 milhões de folhetos em 70 lojas de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Brasília, chamando para ringtones (com o famoso jingles dois hambúrgueres, alface, queijo, molho especial ...) e uma série de wallpapers (imagens para a tela dos celulares). O resultado foram 25 mil downloads das músicas. Ou seja, 25 mil pessoas nessas regiões tocavam o jingle do Mc Donalds por algum tempo a cada vez que o celular chamava, enquanto um universo imensurável ficava exposto a essa mensagem.

Outro caso foi o lançamento da música do Dogão É Mau, do rapper virtual de mesmo nome, criado pelo produtor Rick Bonnadio. Essa foi a primeira grande ação casada entre a indústria fonográfica e plataforma móvel no País. Antes do lançamento do CD, diversos conteúdos (sons, imagens, vídeos) já estavam disponíveis no Ligaki. O resultado foi 80 mil donwloads em seis meses.

“É fundamental encarar o celular como um veículo poderosíssimo para explorar maior afinidade e relacionamento com o público consumidor. Sempre no formato de marketing de permissão, atingimos o consumidor onde quer que ele esteja, afinal o celular é praticamente uma peça de vestuário, 24 horas por dia ao lado do usuário.O limite para a elaboração de campanhas como estas é quase infinito, visto que o nosso objetivo é agregar a plataforma mobile em campanhas que utilizam mídias tradicionais”, afirma o executivo, que já está negociando parcerias com agências de publicidade para oferecer campanhas de cross media.

Sobre a Tellvox

A Tellvox é uma empresa que desenvolve produtos e serviços de relacionamento, entretenimento e interatividade para telefonia móvel e fixa. A Tellvox oferece downloads de ringtones, truetones (toques MP3), wallpapers, vídeos e jogos para usar nos aparelhos celulares. Pelo serviço de interatividade SMS, um mercado em potencial expansão, o usuário pode participar de bate-papos, quizz, votações e assinar boletins diários com diversos conteúdos. A empresa também reúne serviços nas plataformas de voz e WAP, nas quais os usuários têm acesso aos conteúdos de astrologia, humor, esportes, fofocas, além das ferramentas de relacionamentos, como matchmaker, torpedos e modalidades diferenciadas de salas de bate-papo. Seu principal produto é o Ligaki, que já conta com mais de 2 milhões de usuários. Mais informações podem ser obtidas no endereço: www.tellvox.com.br

Informações para a Imprensa:
Singular Comunicação de Resultados
Melissa Sayon e Tatiane Dantas
msayon@singularcomunica.com.br
tdantas@singularcomunica.com.br






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