home
empresa
conceito
portifólio
NewTv no ar
entrevistas
blog
fale conosco



under construction voltar


Mobile Streams - Empresa oferece até karaokê no celular

15/12/2005

Entrevistado afirma que o Brasileiro é visual e prefere conteúdo nacional


Marcelo Godoy
Daniel Reis



Interação, diversão, informação no seu aparelho celular. Hoje o mundo mobile apresenta uma vasta sorte de serviços e possibilidades de negócios, como tem sido demonstrado ao longo da série de entrevistas do programa newTV. A entrevista desta quarta foi realizada com o diretor de negócios da Mobile Streams, Lucas Longo, representante dessa multinacional especializada em aplicativos para celulares.

A Mobile Streams oferece até karaokê pelo celular, ela é a única empresa no mercado com esse aplicativo. Segundo Lucas Longo a próxima versão já contará com a apresentação de notas, apresentando a avaliação de desempenho da performance dos usuários.

A empresa trabalha com ringtones, super toques, games, wallpapers e até conteúdo para adultos. De acordo com o entrevistado esse último serviço encontrado no site adults.com será o próximo a se abrasileirar, pois no momento ainda não foi produzido um conteúdo nacional. “Ele vai se chamar ‘celularadulto.com.br’. E como você sabe sexo vende”, afirma Longo. Essa área conta com vídeos, wallpaper, voicetones. Tem uma área apenas de orgasmos.

Além de apresentar os serviços da empresa, Lucas tirou as dúvidas dos internautas sobre a possibilidade de produção independente de conteúdo e ainda ensinou as pessoas a comprarem utilizando Web, SMS e Wap.

“De um modo geral aqui no Brasil ainda é um mundo muito mais de SMS, pois a base dos aparelhos é em grande parte monofônica e uma porcentagem grande ainda não tem Wap”, afirma Longo


-newTV - Quem não tem web pode fazer download via SMS?

-Lucas Longo-
Exato. Via SMS você manda um torpedo com o nome do artista que você está interessado ou simplesmente a palavra top. Ai, você recebe uma lista das músicas top 10 que a gente seleciona todo dia e você responde esse SMS com a música que você quer. Você recebe 1- “Pantera cor-de-rosa”, 2 – “Vamos fugir”. Manda a mensagem com o número 2.

-newTV- Lá no seu repertório você tem quantas músicas para as pessoas fazerem download?

-Longo-
Temos mais de 600 músicas disponíveis. Há uma série de categorias: carnaval, pop, rock, música gospel, MPB. Tem um pouco de tudo.

-newTV – E como é que fica questão de direito disso? Fala um artista para a gente entender.

-Longo-
Skank, por exemplo. Vamos dizer que eu quero licenciar a música “Vamos fugir” ou “Vou deixar”. Eu tenha que fazer uma busca com as editoras musicais para ver quem detém o direito dessas músicas. Vejo as porcentagens de cada uma, você tem uma taxa de armazenamento dessas músicas e trimestralmente você faz um relatório de vendas. Basicamente você paga 10% do preço de venda para as editoras.

-newTV – Esse ano a música mais baixada foi a do Latino. Festa no AP. Foram 5.000.000 de downloads.

-Longo -
Ela está aqui no top inclusive. E no karaokê também é a música mais baixada.

-newTV – Esse é um trabalho que só Mobile Streams tem?

-Longo -
Isso. É basicamente um aplicativo que você baixa no seu celular e você escolhe a música. Tem Jota Quest, “Mais uma vez”, “Vou deixar”... Na próxima versão ele vai te dar a nota.

-newTV – O Paulo Hartman pergunta como fica o caso do Latino e os Nórdicos. Essa ao é uma música do Latino, quem fez recebe os direitos também?

-Longo - O Latino na verdade é um interprete, o direito autoral mesmo é do Dan Balan. Inclusive você entra no site e tem sempre a informação de quem é a editora e o autor, para pagarem corretamente os direitos.

-
newTV- As pessoas estão baixando muito esse aplicativo?

-Longo -  Tem um volume significativo de downloads, não é maior do que os ringtones porque você precisa de um aparelho com java para fazer o download co karaokê. Mas considerando o tamanho da base é um tamanho bom.

-newTV - Qual o próximo produto que você pretende trazer para o mercado?

-Longo - O próximo produto serão os vídeos. Então agora você tem tudo meio que separado por tipos de produtos: jogos, ringtone, wallpaper, super toques. A gente quer começar a fazer umas seções temáticas. Por exemplo, você vai entrar aqui em flashback, você vai ter ringtone flashback, wallpaper flashback, super toque flashback, tudo por temas.

Vai ter uma seção lá de esportes. Então, vai ter wallpaper de esportes, ringtones que tem a ver com esportes.

-newTV – Conta para a gente sobre esse mercado de jogos que é alucinante?

-Longo-
O Brasil tem hackers muito bons e o pessoal de desenvolvimento é muito bom também. Então, eles acabam criando uma série de jogos aqui no Brasil e exportando para o resto do mundo. Inclusive na ringtones.com a gente já desenvolveu uma série de ferramentas internas e exportou para a Inglaterra e Estados Unidos. Daqui do Brasil.

-newTV – E tem uma molecada boa produzindo conteúdo e estão começando a descobrir o caminho da rentabilidade. Você tem algum projeto para incentivar isso?

-Longo-
Nós temos os emails no site. Manda a mensagem, a gente avalia o jogo, tenta disponibilizar nas operadoras e paga o licenciamento desse jogo, desse aplicativo. O ano passado a gente fez um evento que incentivava bandas independentes a mandarem suas músicas para a gente transformar em ringtones. A gente transformava em ringtones e vendia isso através das operadoras.

-newTV – E foi bacana?

-Longo-
Teve um retorno bom. Mas é como o mercado fonográfico, precisa de mídia.

-newTV – O que são super toques?

-Longo-
São músicas completas, não transformadas em ringtones. Como se fosse um MP3. Tem a voz mesmo.

-newTV – Como um desenvolvedor de ringtone venderia através do seu site?

-Longo-
Basicamente você tem que ter uma conexão com a operadora para poder fazer a tarifação dele via conta do usuário. Para desenvolver ringtones tem uma série de “complicometros”, para cada aparelho é diferente. São mais de 16 formatos. Então, você tem que ter um know how adquirido para realmente saber construir um formato correto.

-newTV – Vocês atuam no mundo todo. Há alguma diferença do consumo dos brasileiros?

-Longo-
O Brasil é um dos poucos países do mundo que consomem mais conteúdo nacional que internacional. O nosso catálogo nacional tem que ser muito forte. Fora EUA, Inglaterra, China e Índia, o resto do mundo consome muito mais conteúdo internacional que nacional.

Outra coisa é que o brasileiro é um povo muito visual, muito gráfico. O volume de wallpapers que a gente vende com relação ao volume de ringtones é bem maior que o restante do mundo. Na Inglaterra, por exemplo, você tem 100% de ringtones e 10% de wallpaper. Aqui no Brasil isso chega a 30%, 40%. Isso é um volume muito bom.

-newTV - E o mundo Wap?

-Longo-
O mundo inteiro teve essa febre do Wap, acharam que ele iria solucionar todo tipo de problema. Isso foi uma certa decepção porque ele era um pouco lento na época. Na verdade o ringtone fez ressurgir o Wap, porque este é o canal perfeito para você entregar esse conteúdo para o celular.

-newTV – Como a gente compra via Wap?

-Longo-
Você vai entrar no site Wap da sua operadora, geralmente está configurado no aparelho, entra na categoria de sons e jogos, seleciona ali a ringtones.com. Como você faz pela Internet, traz as categorias e os tipos de produtos e você traz eles exatamente aí. Você baixa a música que você quer, confirma a sua compra e já vem direto para o celular.

No nosso site tem uma área de busca. Eu quero uma música do Pink Floid, você digita Pink Floid e vem as músicas disponíveis com essa palavra-chave.

-newTV- Wap é um sucesso no mundo todo? Como está essa divisão Wap, SMS, Web?

-Longo-
De um modo geral aqui no Brasil ainda é um mundo muito mais de SMS, pois a base dos aparelhos é em grande parte monofônica e uma porcentagem grande ainda não tem Wap. Na Inglaterra, que a maioria dos aparelhos tem Wap, as pessoas migram para fazer a compra via Wap. As vendas lá fora vêm basicamente pelo Wap.

A web... bem,saiu uma reportagem outro dia que 55% dos brasileiros nunca acessaram a Internet. Mas isso é uma coisa que está mudando bastante.

Links

www.mobilestreams.com
www.ringtones.com
br.ringtones.com/novo/carrier_choice_ss.aspx
www.mobilegaming.com
www.mobilebackgrounds.com
www.mobileadults.com


Fonte: Redação

 

 

 






Guest