home
empresa
conceito
portifólio
NewTv no ar
entrevistas
blog
fale conosco



under construction voltar


Poder pertence a rede

10/02/2006

Convidada transformou um moblog de 4 tiras, num centro virtual de humor crítico e intelectual


Marcelo Godoy
Daniel Reis



O programa newTV falou com comunicadora Rosana Hermann a respeito dos seus blogs e principalmente da sua paixão pelo universo da mobilidade. Ela é uma mulher cheia de idéias, dona de uma mente em constante ebulição, algo que fica claro na velocidade com que suas respostas surgem e seus gestos correspondem à vivacidade das lembranças de suas criações.

Rosana fez parte do início da Internet no Brasil, quando lançou, pelo provedor Aol, o canal “querido leitor”, um espaço preenchido por uma crônica diária, que ais tarde se transformaria no blog queridoleitor.zip.net ou farofa.com.br.

“E a Aol chegou no Brasil com aquela imagem de muito americanizada e um site de humor chamado farofa, o que é mais Brasileiro que um site chamado farofa? Então, foi de encontro a uma necessidade”, diz Rosana.
Hoje seu blog conta com uma média de 5 mil acessos diários, mas já chegou a picos de 120 mil. “Quando tem uma chamada na página do Uol”, afirma.

Além do “Querido Leitor” a entrevistada criou um moblog nomeado “Su & Cida”, http://farofa.com.br/suecida.htm
no qual ela publica tiras de humor inteligente com críticas a fatos políticos e questões pertencentes à agenda da imprensa.
Ela comenta durante a entrevista que usa dois celulares (um apenas para o moblog) e quatro e-mails diferentes para dar vida a sua criação.

Ainda durante o programa Rosana foi convidada pelo apresentador Marcelo Godoy a participar como jurada do primeiro Festival Internacional de Arte e Criatividade Mobile, MOBILE FEST, www.mobilefest.com.br que ocorrerá em setembro. “Eu estou sendo convidada oficialmente? Que legal”.

O MOBILEFEST foi apresentado em 20 de janeiro de 2006, por Paulo Hartmann na London Metropolitan University, na conferência MINDPLAY organizada pelo grupo de pesquisa em mídias interativas dessa instituição, que incluiu ainda exposição de uma variedade de posters, papers e instalações interativas. E já abriu inscrições para o envio de trabalhos sobre o tema :
Como a tecnologia móvel pode contribuir para a democracia, cultura, arte, ecologia, paz, educação, saúde e o terceiro-setor?

Marcelo Godoy – Quando você manda por e-mail, você fala blog ou mblog?

Rosana Hermann –
Quando é foto por celular eu tenho vários mblogs, que é onde eu hospedo as minhas fotos. Vou explicar. Eu estou num lugar tiro uma foto e subo por e-mail pelo celular num moblog.

Godoy – Qual?

Rosana – No textamerica.www.textamerica.com Essa última foto tem um código, que você coloca no template do seu blog e a última que você publicou aparece naquele lugar. Naquela época só tinha esse recurso. Hoje, os leitores que querem mandar fotos, mandam uma foto, eu subo para o flickr e fica aparecendo um painelzinho randômico, com fotos aleatórias de todo mundo que freqüenta o blog. Então você olhando ali, você vê quem são os leitores que freqüentam. Isso é um serviço do flickr, que o textamerica também tem. Você vai subindo as suas fotos e no template você coloca esse painelzinho ou a foto mais recente.

Então, o que acontece? Pelo celular quando eu mando a foto assim na hora é realmente instantâneo. Aí um dia eu falei se eu tenho o código de cada foto, se eu abri quatro moblogs eu vou ter os quatro códigos das últimas quatro fotos, eu posso fazer um tirinha de humor. Aí eu criei a "Su & Cida", são duas irmãs gêmeas que fazem críticas de comportamento ou de notícias nessas 4 fotinhos que estão acima do blog. Mas aí como mandar o texto? Então criei os balões e mando para 4 e-mails, se tudo der certo aparecem as fotinhos lá e faz um tirinha.

Godoy – Eu achei o máximo. Você já ofereceu para alguma operadora isso?

Rosana –
É uma coisa muito louca, é muito difícil. Você, pessoa física, tem uma idéia vai falar com quem? Uma agência de publicidade é o último lugar que você deveria ir, pois lá eles pagam as pessoas para terem idéias. Gente que trabalha com idéia, não gosta da idéia dos outros. A do outro é uma ameaça.

Godoy – Então tem que ir no anunciante.

Rosana –
Isso. Para você chegar no anunciante direto, você tem um longo caminho para traçar. Que é como chegar na pessoa. Eu tenho uma idéia sensacional, acho que a melhor idéia que eu já tive, eu trabalho em TV há 23 anos e acho que há 10 anos tento colocar essa idéia na TV e não consigo. Estou tentando levar para o Pânico.

Godoy – Já tem interação via SMS?

Rosana -
A televisão aberta é feita, digamos que dá 15 pontos de audiência ele tem que pegar uma massa crítica muito grande e nessa massa crítica não tem volume de pessoas com celular com SMS que possa operar.

Godoy – Mas SMS quase todo mundo sabe usar.

Rosana –
Quase todo mundo, mas é um quase todo mundo do nosso mundo.

Godoy – Você sabe quanto SMS foi mandado há 2 ou 3 dias no Big Brother? Foram 12 milhões.

Rosana –
Porque é a base de um programa já tido como interativo. Câmera digital todo mundo tem, nosso mundo. E o nosso mundo não faz parte do grosso da televisão. Então, por mais que você proponha já tem uma parte que participa. O problema é, você recebe 12 milhões de SMS quando é só para votar em alguma coisa, mas quem vai criar?

Godoy – Qual foi a coisa mais louca que aconteceu com você usando celular?

Rosana –
Fui fazer uma matéria em Penera de um encontro de motociclistas. Aquele bolo de gente, e eu avisei no meu blog para ficarem ligados que eu ia fazer uma viagem e ia postando fotos e textos durante a viagem. Eu estava super animada. E quando eu estava lá, uma amiga minha mandou uma mensagem de texto, dizendo que precisava achar um amigo dela que estava lá . Então, eu vou mandar uma foto da moto dele e você procura essa foto no meio das motos. Eu fiquei lá no meio de milhares de motos, com uma foto no celular, procurando a moto. Foi uma conversa particular entre duas pessoas, cobrindo uma reportagem, acompanhando pelo moblog as fotos tudo via satélite. Essa cobertura foi tudo pelo celular, quer dizer me deu a sensação de que essa instantaneidade ela pode ser pessoal e pública.

Godoy – Você manda quantas fotos por dia?

Rosana –
Uma dia quando eu completei 1.000 fotos no meu moblog, eu me perguntei: “Será que alguém que comprar?”. Por R$300,00 eu vendo todas as minhas fotos. Quer dizer se você mandar muita foto acaba saindo caro. Mas eu mando muita foto.

Godoy – A sua turma do blog tem quantas pessoas?

Rosana –
Fiéis, que estão todos os dias no blog, pelo menos tem 5 mil pessoas que estão todos os dias. Teve dias que teve 120mil. A comunidade de todo dia, isso há anos, é de 5 mil pessoas. Só para você ter idéia, tem pessoas que se conhecessem ao vivo e fazem viagens pelo Brasil para conhecer outros "queridos leitores". A Paulinha no Rio de Janeiro conhece um monte de gente, tem gente que viaja para conhecer um amigo. Eu já fiz encontros de "queridos leitores', aniversário as pessoas se reúnem, algumas amigas são para o resto da vida.

O Wagner do Cocada boa eu conheci pela Internet, ele é meu amigo de ir em casa. São Pessoas totalmente do mundo virtual que entraram para o mundo da minha sala de estar.

Godoy – Que poder, hein?

Rosana –
É um poder que as próprias pessoas dão. Quem tem esse poder é a própria comunidade, é a rede. Eu já usei o blog para fins de trabalho. Eu trabalhava numa grande agência, a gente tinha um cliente de cosméticos muito grande internacional, a tarefa era encontrar uma mulher que as pessoas mais se identificassem. Eu tenho quanto tempo? Uma hora. Então joguei no blog: “Atenção homens e mulheres! Qual dessas mulheres você acha que melhor representa uma mulher bacana, família ou quem vocês sugeririam?”. Em uma hora eu acho que eu tinha recebido mais de mil respostas de pessoas. Nenhuma pesquisa qualitativa faria isso tão rapidamente quanto eu consegui fazer num blog.

Links

http://WWW.QUERIDOLEITOR.ZIP.NET
http://farofa.com.br/suecida.htm
http://MOBILEFEST.COM.BR

http://www.mindplay.org.uk






Guest