home
empresa
conceito
portifólio
NewTv no ar
entrevistas
blog
fale conosco



under construction voltar


Celular conquista a telona

31/08/2005

Marco Vale, professor de cinema da Universidade Cásper Líbero, fala sobre a evolução das produções audiovisuais


Marcelo Godoy
Daniel Reis


O programa NewTV do dia 31 de agosto contou com a participação do professor de cinema da Universidade Cásper Líbero, Marco Vale. A entrevista teve como gancho para debate o evento Siemens MicroMovie Award São Paulo parte do 16º Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo.

O evento promoveu a produção de filmes de até 90 segundos com captação de imagens através da câmera do aparelho Siemens SX-1. De acorodo com o site da Siemens participaram da competição universitários, produtores independentes e também alguns cineastas. Foram mais de 50 microproduções.

A evolução dos meios de comunicação e principalmente o desenvolvimento das formas de produção audiovisual foi o ponta-pé inicial da entrevista. Marco Vale deu uma prévia sobre os primórdios da sétima arte e trouxe a reflexão para a atualidade.

“No começo você tinha o cinema, as platéias eram enormes. Depois veio a TV e as pessoas se reuniam diante da telinha para ver seus programas. Hoje, cada um tem a sua TV, individualizou não é mais um meio coletivo. Isso é o que se observa nessa tendência do celular”, afirma o professor.


A evolução dos meios de comunicação facilita a liberdade de expressão. O que acaba estimulando também o exibicionismo e explicita o lado narcisista das pessoas.

Numa visão Mcluhiana o entrevistado diz que a mídia é o reflexo do indivíduo. “O baixo custo da produção permite uma abertura autoral. Só que há muita coisa descartável. Será que essas produções chegarão ao nível de serem duradouras? “, finaliza Vale.

 

 

links : http://www.micromovie-award.com/






Guest