home
empresa
conceito
portifólio
NewTv no ar
entrevistas
blog
fale conosco
voltar
Mobilefest Rio - Aplicativos e Criatividade
07/06/2010

Mobilefest-Rio apresenta novas soluções e aplicativos  em mobilidade  

A edição carioca do evento contou com a presença do filho de Tom Jobim, Paulo Jobim, no Flash Mob em realidade aumentada, realizado pela primeira vez no Brasil

 O Festival Mobilefest aconteceu pela primeira vez no Rio de Janeiro, de 24 a 28 de maio, e foi fundamental para demonstrar inovações em aplicativos e soluções nas áreas de saúde, acessibilidade, educação, governo móvel (M-Gov), entretenimento e redes sociais. O evento foi dividido em Seminário Internacional e Mostra Expositiva Internacional. No primeiro, cases de sucesso brasileiros foram apresentados, além de projetos do México, Holanda, Inglaterra e da África do Sul. No segundo espaço, estiveram expostos projetos relacionados à mobilidade, de artistas nacionais e internacionais. Segundo a Anatel, o número de aparelhos no Brasil chegou a 175,6 milhões em janeiro, média de 91 telefones em cada grupo de 100 pessoas. Do total 82,62% são pré-pagos e 17,38% pós-pagos.   

O acesso à informação por mecanismos móveis vem apresentando crescimentos exponenciais. De acordo com pesquisa da alemã research2guidance, a receita gerada por aplicativos no mercado móvel deverá aumentar de US$ 1,94 bilhão, movimentado em 2009, para US$ 15,65 bilhões em 2013, crescimento superior a 800%.  

Em São Paulo , o evento está previsto para acontecer em setembro. “O Festival é de fundamental importância para que o mercado se atualize em relação às iniciativas de mobilidade no mundo, além de posicionar o Brasil como incentivador desse segmento.

 Confira as principais atrações do Festival. 

 

 Flash Mob em realidade aumentada 

 O Mobilefest terminou com um Flash Mob em realidade aumentada na praia de Ipanema, no último sábado, dia 29 de maio. A ideia da intervenção foi do pesquisador e programador holandês Sander Veenhof, que realizou o evento apenas uma vez, em abril deste ano, em Amsterdam. No Brasil , junto ao Núcleo de Arte Eletrônica do Departamento de Artes & Design da PUC-Rio, Veenhof desenvolveu imagens tridimensionais em computação gráfica remetendo a um tema histórico nacional, o antigo Píer de Ipanema, famoso na década de 70 por reunir ícones da contracultura e ter sido palco do surgimento da cultura Surf.  Quem passava pelo posto 9 e olhava para o horizonte com um celular Motorola, sistema Android, ou com um iPhone, conseguiu rever o local, inserido por computador na latitude e longitude originais. O grande destaque, entretanto, foi a imagem de Tom Jobim tocando piano, visualizada por meio de QR Codes impressos nas toalhas espalhadas na areia. A ação reuniu mais de 50 participantes de todas as idades no sábado, em frente à rua Joana Angélica, e contou com a visita do filho de Tom Jobim, Paulo Jobim, para prestigiar o evento. A Claro participou fornecendo chips para a intervenção.

 Para ver fotos do evento, acesse http://picasaweb.google.com/joytill/MobilefestRioFlashmobEmRealidadeAumentada?feat=directlink#  

 

 Saúde – M-Health O Mobilefest reuniu cases sobre o uso e potencial das tecnologias móveis aplicadas à saúde, no Brasil e exterior. O destaque foi a palestra de Rodrigo Saucedo, pesquisador chefe do Carlos Slim Health Institute, que apresentou os projetos En Línea con tu Salud, CardioNet e VidaNet Diabetis Diário, ligados à prevenção de doenças, além do envio de SMS, pela operadora Telcel, no fornecimento de dicas de saúde. Saucedo falou também sobre o portal “Clicksalud”, informativo gratuito sobre hábitos saudáveis à população mexicana.  Representando o Brasil, Elaine Coimbra, da Foster, explicou o projeto da Bayer para gestantes, que utiliza um widget no computador e um aplicativo no iPhone para levar informações sobre saúde aos usuários.

 O objetivo foi mostrar como o uso das tecnologias móveis pode contribuir com a saúde pública e enfrentar os desafios encontrados em um país de dimensões continentais como o Brasil, além de fomentar a discussão nos âmbitos público e privado. Aplicações de M-Health transformam a forma como são tratados, guardados e transmitidos os dados sobre os pacientes. Entre os benefícios práticos, estão o treinamento e a atualização dos profissionais das áreas rurais, personalização dos níveis de processo de adoção e acompanhamento de tratamentos e disponibilidade de médicos especializados. Além disso, é possível diminuir na velocidade de um SMS ou MMS a distância entre os grandes centros e as áreas menos populosas. A união das tecnologias móveis com a saúde proporciona maior contato entre governo e população.

 Educação O Professor Dr. Dick Ng’ambi, da África do Sul, apresentou um projeto desenvolvido com alunos de escolas públicas sul-africanas. Por meio do SMS, estudantes foram estimulados a enviar anonimamente perguntas sobre as matérias, que eram respondidas pelos professores. O resultado foi o aumento da participação dos jovens nas aulas e a formação de um fórum colaborativo. A mesa de debates teve a participação de Julio Da Hora, sub-secretário de educação do Rio de Janeiro, que apresentou a iniciativa do uso de SMS para alunos, pais e professores do Estado, e da pesquisadora Roberta Pupper, da PUC-Rio. Franklin Martins e Daniel Melo da Motorola apresentaram soluções para novas “Cidades Móbile”  

 Criatividade e Inovação  O desenvolvimento de aplicativos móveis e da internet móvel possibilitaram a evolução de atividades sociais, educacionais e culturais. O uso desses recursos vem apresentando crescimentos exponenciais. O Festival apresentou diversos aplicativos para celular desenvolvidos por alunos da PUC-Rio, a solução Mobile Deck do Instituto Nokia de Tecnologia (INDT) Nokia, e o Programa Integrado de Monitoria Remota de Fragmentos Florestais e de Crescimento Urbano no Rio de Janeiro (Pimar) da PUC-Rio, desenvolvido para proteger áreas florestadas por um sistema de monitoramento via satélite e o projeto Wikimapa .

 Com o objetivo de estimular o desenvolvimento de aplicativos móveis brasileiros, a organização do Mobilefest fez o pré-lançamento do I Prêmio Mobilefest de Aplicativos para Celular. Serão reconhecidos desenvolvedores de aplicativos para telefones móveis, nas principais plataformas existentes, como iPhone, Blackberry, Android, Windows Mobile e Symbian. O objetivo é dar espaço aos desenvolvedores e incentivar o crescimento do segmento. As áreas temáticas respondem à pergunta “Como a tecnologia móvel pode contribuir para cultura, arte, ecologia, educação, saúde, terceiro setor, democracia, comércio e paz?”. A premiação será no evento, em São Paulo , de 14 a 19 de setembro, no Museu da Imagem e do Som (MIS).  Este ano, serão quatro categorias para abordar os temas propostos, representadas por letras do alfabeto:  

(a) cultura, arte, entretenimento e redes sócias  

(b) meio ambiente, ecologia e sustentabilidade   

(c) educação, saúde e esportes 

 (d) terceiro setor, democracia, cidadania, paz e serviços públicos   

No pré-lançamento, estiveram presentes a diretora do Curso de Mídia Departamento de Artes & Design da PUC-Rio Luiza Novaes, a coordenadora do Núcleo de Arte Eletrônica do Departamento de Artes & Design da PUC-Rio, Rejane Spitz, o Coordenador do Curso de Pós-Graduação em Webdesign e professor da Graduação em Design na PUC-Rio, Marcelo Perira, também Doutorando em Design na PUC-Rio, com uma tese que trata o uso dos dispositivos móveis e a ubiquidade computacional como meios para o desenvolvimento da inteligência coletiva. Além deles, o pesquisador holandês Sander Veenhof, responsável pela utilização do aplicativo no desenvolvimento do 1º Flash Mob em realidade aumentada do mundo, Alberto Magno, da M1nd, e Paulo Gorab, Senior Manager da Qualcomm, que apresentou a solução Plaza Retail e números do mercado de aplicativos no Brasil e no mundo.  

 

Mostra Experimental

 No espaço, o destaque ficou com a designer multimídia Liana Brazil, da SuperUber, que desenvolveu uma bicicleta capaz de recarregar a bateria de um celular ao ser pedalada. O conceito baseia-se em reaproveitamento da energia humana, alternativas para eletricidade tradicional e reflexão sobre o desperdício. A artista e designer Kasia Molga apresentou a instalação Floresta qu utiliza SMS para a criação de flores virtuais em extinção

 O Mobilefest-Rio é patrocinado pela Claro, pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, e conta com o apoio do Departamento de Artes & Design da PUC-Rio.  

Para mais informações sobre o evento acesse também o NING (http://mobilefest.ning.com/) e o twitter (@mobilefest)  

 

Sobre o Mobilefest O Festival Mobilefest, maior evento latinoamericano de integração de soluções em mobilidade, tem por objetivo criar uma rede colaborativa e permanente de conteúdo entre empresas, consumidores, pesquisadores e estudantes. O evento promove uma ampla reflexão sobre o impacto das tecnologias móveis nas esferas sociais e econômicas. Desde 2008, o Mobilefest desenvolve projetos binacionais de cultura e mobilidade com países como Canadá, Espanha, Inglaterra, Holanda e Alemanha.Mais informações: www.mobilefest.com.br   

Mais informações  2PRÓ Comunicação  

Myrian Vallone – myrian.vallone@2pro.com.br   

Teresa Silva – teresa.silva@2pro.com.br  

 Carolina Mendes – carolina.mendes@2pro.com.br   

Tels. (55 11) 3030.9463 / 3030.9462 / 3030.9436  

 www.2pro.com.br   

Junho/2010   

Sobre a Cla r o 

A Cla r o é uma das líde r es em telefonia celula r no B r asil. A ope r ado r a atua nacionalmente e atende a mais de 45 milhões de clientes atualmente. A Cla r o disponibiliza seu se r viço 3G em mais de 390 cidades, pa r a mais de 100 milhões de pessoas, em 22 estados e Dist r ito Fede r al. Líde r na ofe r ta de conteúdos e se r viços inovado r es, a Cla r o mantém aco r dos de r oaming em mais de 160 países pa r a se r viços de voz e em mais de 130 pa r a t r áfego de dados, nos cinco continentes. A ope r ado r a é cont r olada pela Amé r ica Móvil, um dos cinco maio r es g r upos de telefonia móvel do mundo.  

Mais info r mações sob r e a Cla r o: www.claro.com.br/imprensa

 

 

 

Guest